Estrias: é possível melhorar seu aspecto

Estrias: é possível melhorar seu aspecto

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele, formadas por colágeno e elastina e que são responsáveis pela elasticidade e tonicidade. Elas afetam homens e mulheres na fase adulta ou durante a adolescência e até mesmo crianças. São comuns nas mamas, abdome, quadris, culotes, nádegas e coxas. Podem surgir devido ao efeito sanfona, crescimento rápido, desequilíbrio hormonal, excesso de exercícios, gravidez e ressecamento da pele.

As estrias geralmente têm uma coloração esbranquiçada ou avermelhada. As vermelhas ou arroxeadas são as mais recentes e por isso mais fáceis de tratar e tem essa coloração, pois na tentativa de recuperar a região o local tem um fluxo de sangue maior. As brancas são as mais antigas e já não apresentam reação inflamatória. Nas brancas, a circulação local já passa a ser deficitária.

Os tratamentos disponíveis para amenizá-las são vários e realizados de acordo com a cor e o estágio em que se encontra a estria, principalmente. Para tal, é necessário fazer uma avaliação para indicar o melhor tratamento (ou a melhor combinação de técnicas), o número de sessões e a necessidade (muito comum) de associar cosméticos domiciliares a base de ácidos.

Os tratamentos consistem basicamente em estimular ao máximo a produção de colágeno e elastina e isso é conseguido através de uma espécie de agressão controlada, atingindo intensidades e profundidades diferentes.

Para estrias vermelhas ou arroxeadas são comumente usados métodos dentre os quais destacam-se peelings mecânicos e ácidos, luz intensa pulsada e carboxiterapia, esta última também muito usado para estrias brancas. Para as brancas, que são mais resistentes aos tratamentos, o laser de CO2 fracionado, radiofrequência fracionada e o MMP (microinfusão de medicamentos na pele) também têm surpreendido nos resultados, pois são tratamentos mais modernos, intensos e profundos.

Por ser uma espécie de “cicatriz”, o resultado de um tratamento para estrias pode não ser 100% garantido no sentido de fazer com que as mesmas sumam, mas sim realizado no sentido de atenuá-las. Considerando que as vermelhas normalmente apresentam um resultado superior, convém tratá-las o quanto antes.

Share:

Leave comment